HOTEL

:: Meio Ambiente

O município de Nazaré Paulista abrange a APA do Sistema Cantareira (Lei Estadual nº 10.111, de 4 de dezembro de 1998). Essa lei tem como atributos a proteção dos recursos hídricos da região, especialmente aos reservatórios que compõem o Sistema Cantareira: Jaguarí, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. A lei também estabelece normas para o plano de manejo da gestão da área em questão e delimita restrições de uso industrial e restrições de uso habitacional.

LightBox

As APA´s (áreas de proteção ambiental) estão inseridas dentro do contexto das Unidades de Conservação que tem por objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

Tomando conhecimento da importância da preservação e conservação de toda região que abrange o município de Nazaré Paulista e incentivados também pela recente aprovação da lei dos resíduos sólidos que efetiva novas regras de gerenciamento, reutilização e reciclagem dos chamados resíduos sólidos no país, nós, do Hotel e Restaurante Nazaré tivemos a idéia de contribuir para a preservação da natureza. Foi então que surgiu a iniciativa de elaborarmos e implementarmos um projeto de coleta seletiva dentro do Hotel. Esse projeto tem como objetivo dar uma destinação correta aos resíduos gerados no Hotel na tentativa de minimizar ao máximo os resíduos encaminhados para a coleta do lixo comum.

O primeiro passo foi compreender o que é coleta seletiva. E seguindo as definições, coleta seletiva é a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).

É de extrema importância ressaltar, que todo resíduo reciclável doado é devidamente tratado, ou seja, encontram-se vazios, limpos e sem resíduos de substâncias anteriores para não atrair animais disseminadores de doenças.

Outro item importante é o descarte de pilhas e lâmpadas, esses materiais são agentes contaminantes do solo e por essa razão não são descartados no lixo comum, são armazenados e serão destinados a empresas que possuem uma política de coleta e destinação desses materiais. O óleo produzido pelo Hotel é transformado em sabão e revertido para uso interno.

Nós acreditamos que essas ações possam vir a refletir num futuro próximo em melhorias para o meio ambiente, para o município de Nazaré Paulista e principalmente para o próprio Hotel e Restaurante Nazaré.